O mês de novembro é marcado por uma campanha intensa de prevenção e esclarecimento sobre o câncer de próstata, sendo simbolizado pela cor azul. O “Novembro Azul” apresenta raízes históricas, pois surge em 2003 na Austrália e se expande para diversas regiões do globo, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.
Atualmente, a interdisciplinaridade da pesquisa por um diagnóstico e por um tratamento possibilita a descoberta de tumores na próstata e em outras localidades do corpo já quando estão na fase inicial, aumentando a probabilidade de cura. Por esta razão, campanhas preventivas como a mencionada são de extrema relevância, pois segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Pescoço e Cabeça, a maioria dos casos é descoberta em estágios adiantados, reduzindo as chances de sucesso da intervenção terapêutica.
Esta interdisciplinaridade se comprova, pois cada vez mais profissionais da odontologia, da psicologia, da fonoaudiologia e de outras áreas se envolvem na campanha, conforme demonstrado pelo artigo “Novembro Azul é hora da saúde masculina” escrito pelo Dr. Pedro Romanelli. O texto destaca também a preocupação e a importância do dentista na prevenção desta patologia.
Segundo Romanelli, a incidência de cânceres bucais corresponde a 26% na língua, 23% nos lábios e 16% nas glândulas salivares, sendo que os exames preventivos são a melhor forma para se ampliar a possibilidade de cura, pois tumores com até 1 centímetro são mais fáceis de se tratar, inclusive na boca.
Além disso, a higiene bucal regular contribui no tratamento da doença, pois intervenções como quimioterapia e radioterapia costumam impactar no esmalte e na saúde dos dentes, sendo necessário o hábito da escovação para garantir o equilíbrio dos micro-organismos que ficam na região, mantendo a boca saudável.
A função do dentista é do tratamento preventivo, do encaminhamento quando preciso, e da orientação quanto à higienização bucal antes, durante e depois do período terapêutico.
A importância de campanhas de prevenção como o “Novembro Azul” reside na descoberta da doença, no caso o câncer, em um estágio que favoreça o tratamento, facilitando o processo e ampliando a probabilidade de cura.
Nesta questão, cabe ao dentista identificar lesões na boca que podem indicar tumores, tratar o quadro ou encaminhar ao especialista, e acompanhar o paciente com orientações sobre higiene bucal. Deste modo, evidencia-se a necessidade de uma equipe interdisciplinar na prevenção e no combate ao câncer.